Skip to main content
Marketing Digital

Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos no mercado?

By Maio 24, 2018Fevereiro 24th, 2023No Comments

As primeiras transformações digitais ocorreram na década de 80, modificando as escalas de negócios em pequenas e grandes proporções. Estas alterações seguem sendo implantadas nas empresas e atualmente ela se baseia em três pilares para alcançar o sucesso: a tecnologia, pessoas e processos.

Renan Ubeda, apresentador do canal de YouTube Digitalizando, ressalta que dos três pilares,  o mais “fácil” é a tecnologia, pois esse já sofre investimento. As empresas sabem o caminho de aplicar uma nova tecnologia.

Mas para o apresentador do canal Digitalizando, os outros pilares são negligenciados pelas instituições, as pessoas e os processos necessitam de tanta atenção quanto à tecnologia.

Silvana Machado, da consultoria EgonZehnder, afirma que empresas nascidas antes da era digital têm dificuldades em trabalhar as mudanças com os funcionários. Por isso, “as empresas precisam definir o que é ser digital para elas e, depois disso, pensar em quem serão os responsáveis por isso internamente e como estas pessoas serão preparadas”, diz Silvana.

Tecnologia

A Dell avaliou que a tecnologia impacta o mercado das pequenas e médias empresas. Em 2018, foi investido US$ 1,3 Trilhão por essas empresas.

Apesar das transformações digitais bem complexas ao mercado, Ubeda classifica a tecnologia, na revista E-commerce Brasil, como “o mais maduro durante todo o processo, apesar de estarmos vivendo uma era na qual a tecnologia por si só e a sociedade estão evoluindo mais rapidamente do que as empresas conseguem acompanhar; ainda assim, o tema tecnologia parece ser o mais maduro”.

Ele só pede cautela ao contratar um ou mais fornecedores. Renan Ubeda é a favor de centralizar o máximo de funções a um parceiro, facilitando as implementações das transformações digitais.

Pessoas

Um bom perfil de líder digital é aquele que tem a visão estratégica do mercado, o líder sabe quais são os dados que importantes. Ele não tem medo de mudar, sabendo negociar o que é prioridade na adaptação da nova tecnologia.

Segundo a consultora Silvana Machado, é preciso mudar a cultura da empresa. “Na era digital, as empresas devem ser mais ágeis, experimentais e abertas ao erro. O foco sai do produto e vai para o cliente e a organização passa a ser mais horizontal, com as pessoas trabalhando em rede de modo menos estático, mais ágil e flexível”.

Processo

Para Renan Ubeda, o processo é o pilar mais esquecido na implementação de transformações digitais. Mas as novas tecnologias podem mudar totalmente o funcionamento, cargos e responsabilidades de uma empresa. Ele afirma que “todo processo de transformação digital tem que ser encarado como um desafio para a companhia como um todo, não somente para a área de TI. A instalação de um núcleo de gestão de mudança junto à liderança do projeto de transformação digital pode ser vital para que os objetivos planejados sejam alcançados. Não ignore as pessoas; não ignore os processos”.

O que é o IoT (Internet of Things) ?

Uma das principais transformações digitais, a Internet das Coisas cresce e idealiza projetos. Segundo a empresa alemã SAP, a tecnologia pode ser aplicada em vários mercados.

De acordo com a Dell os IoT produzem dados que facilitam o dia a dia dos negócios e dos consumidores, 57% do mercado das pequenas instituições, acreditam que a IoT ( internet das coisas) é o futuro.

Atualmente há 11 bilhões de dispositivos IoT conectados, daqui dois anos serão 20 bilhões de dispositivos. Essas tecnologias estão ou vão ser implementadas em casa, no agronegócio, nas indústrias automotivas e logísticas.

Uma dos projetos mais legais que a SAP mostrou são as Smarts Cities, que trabalham com lixeiras de coleta seletiva. Ou usadas no combate as enchente. “A cidade de Buenos Aires conseguiu combater o problema das enchentes utilizando dados de sensores em bueiros, que nortearam a limpeza das ruas e dos sistemas de drenagem, evitando inundações. E isso é apenas o começo: quanto mais objetos conectados, mais inteligente poderá ser a gestão da cidade e, consequentemente, da qualidade de vida dos cidadãos.”

Conclusão

As transformações digitais já ocorrem, se sua empresa (pequena, média ou grande) não está investindo em renovar, vocês já estão atrás do mercado atual. Mas é importante, que esse processo seja “encarado como um desafio para a companhia como um todo, não somente para a área de TI”, ressalta Renan Ubeda. Pois o avanço tecnológico já é uma realidade, e, também deve ser uma realidade que as pessoas e os processos sejam amparados e recebam toda a assistência para acompanhar as transformações digitais.

Leave a Reply