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Marketing Digital

Top 8 Relatórios customizados para mensurar dados no Google Analytics

By Maio 24, 2013Fevereiro 24th, 2023No Comments

O Google Analytics é uma ferramenta que possibilita a retirada de uma infinita combinação de dados, porém por ter poucos conhecimentos ou falta de tempo, muitas vezes deixamos de explorar 100% esta ferramenta.

Quando realizamos trabalhos de consultoria e gerenciamento de SEO e Gerenciamento de links patrocinados, precisamos de relatórios rápidos e precisos com informações para acompanhamento diário para o dia-a-dia da sua loja virtual, seu site institucional, entre outros.

Antes de desfrutar dos relatórios, tenha certeza de ter configurado as opções de moeda para a do seu país (no caso do Brasil R$). Para instalar o relatório, basta clicar nos links abaixo de cada um para que o Google analytics abra em seu navegador solicitando qual propriedade você deseja instalar, depois basta acessar os relatórios através da aba “Personalização”.

  1. Relatório de Análise de Eficiência de conteúdo Analytics

Este relatório é de ninguém menos que o mestre do Google Analytics, Avinash Kaushik. Este relatório mostra, basicamente:

Quais são os tipos de conteúdo (texto, vídeos, fotos, etc) com melhor desempenho?
Qual o conteúdo que contém maior tráfego?
Qual o conteúdo é o mais interessante?

 

Análise de Eficiência de conteúdo

Exemplo de Relatório de Análise de Eficiência de conteúdo

Link para o relatório

  1. Relatório de Análise de palavras-chave Analytics

Se você estiver fazendo SEO, você quer ter certeza de que seus esforços de otimização estão funcionando como esperado. A palavra-chave correta está apontando para a página certa?

Exemplo do Relatório de Palavras-Chave

Exemplo do Relatório de Palavras-Chave

Link para o Relatório

O primeiro guia deste relatório vai quebrar as coisas, colocando o título e palavras-chave de lado a lado. As quatro métricas que você vai ver são:

  • Visitantes
  • Objetivos Concluídos
  • Taxa de Conversão
  • Tempo de carregamento página

Usando os quatro indicadores acima, você poderá decidir se precisa fazer ajustes na sua campanha ou não.

A segunda aba, engajamento, irá dizer-lhe o quão eficaz é cada página, olhando para as seis seguintes métricas:

  • Visualizações
  • Páginas/Visita
  • Tempo Médio na página
  • Taxa de Rejeição
  • Porcentagem de saída
  • Taxa de Conversão

A terceira e última aba, a Receita, irá dizer-lhe quanto dinheiro uma palavra-chave está trazendo com base em três indicadores:

  • Receita
  • Valor por visita
  • Taxa de Conversão
  1. Relatório de Links externos Analytics

Quais sites estão enviando-lhe o melhor tráfego? Não basta apenas ter visitas provenientes de um portal, mas é também válido analisar as conversões vindas de blogs, parcerias, post’s e etc.

Aqui estão as colunas que você verá com o relatório:

  • Fonte
  • Página de Entrada
  • Visitas
  • Objetivos Concluídos
  • Páginas/Visita
  • Taxa de Rejeição
  • Percentuais de novas visitas
Relatório de Links Externos

Exemplo de Relatório de Links Externos

Link para o relatório

 

  1. Relatório PPC-chave Analytics

Se você está pagando para o tráfego de busca, você obviamente quer descobrir quais palavras-chave são de alto desempenho. Você pode então tomar esses dados e usá-lo para futuras campanhas de SEO. Lembrando que para tirar o máximo de proveito deste relatório, recomenda-se a integração do Google Adwords com o Google Analytics.

Aqui estão as métricas neste relatório:

  • Visitas
  • CPC
  • Objetivos Concluídos
  • Custo por conversão

Ao separar tudo, você será capaz de aprimorar mais certas palavras-chave que você precisa para lucrar mais.

Link para o relatório

 

  1.  Relatório Redes Sociais Analytics

Este relatório mostra como diferentes canais de mídias sociais estão funcionando para você. Esta é uma maneira simples de descobrir onde você deve considerar investir mais tempo no âmbito social.

O relatório de mídia social observa:

  • Visitas
  • Ações Sociais
  • Objetivos Concluídos
  • Meta Taxa de Conversão
  • Valor da meta
Relatório Redes Sociais

Exemplo de Relatório Redes Sociais

Link para o relatório

 

  1. Relatório de Tráfego do e-commerce Analytics

Se você possui e-commerce, é importante separar seus diferentes canais de tráfego para ver qual funciona melhor. Por que o canal de um é melhor que o outro?  Vale a pena investir mais em uma campanha que está tendendo à crescer? Seu investimento com publicidade paga é eficaz?

Este relatório responde a algumas das suas dúvidas, olhando para as seguintes métricas:

  • Visitas
  • Percentuais de novas visitas
  • Taxa de Rejeição
  • Páginas/Visita
  • Receita
  • Valor médio
  • Valor por visita
Relatório Orgânico

Exemplo de Relatório Orgânico

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  1. Relatório de navegador Analytics

Este relatório irá dizer como seu site performa em diferentes navegadores. Você vai ver imediatamente quais navegadores são os vencedores e quais os que podem ter problemas.

Por exemplo, se o Chrome e Firefox parecem estar indo bem, mas se o Internet Explorer tem extremamente altas taxas de rejeição, é interessante realizar alguns testes em diversas versões do IE.

Exemplo de Relatório de navegador

Exemplo de Relatório de navegador

Link para o relatório

 

  1. Crescimento do tráfego orgânico Analytics

Este relatório é bem simples, ele serve apenas para filtrar seu tráfego apenas para o orgânico (vindo de buscas não pagas do Google), para que você possa usar em comparações de outros períodos e mensurar suas campanhas de SEO.

Relatório Orgânico

Exemplo de Relatório Orgânico

Link para o relatório

Caso você não tenha tempo para gerenciar o marketing de seu site ou e-commerce, conte com a Score Media nesse processo, conheça nossos serviços ou leia mais artigos.

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