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Marketing Digital

Black Friday 2019: planeje uma experiência única

By Outubro 2, 2019Fevereiro 24th, 2023No Comments

A Black Friday está chegando! É por isso que montamos um planejamento para que a performance do seu site seja a melhor da história do seu e-commerce.

Antes, contudo, você sabe como a ação começou no Brasil? E quais são as expectativas para este ano? Prepare-se para o dia 29 de novembro!

Como a Black Friday começou no Brasil?

Criado nos Estados Unidos, nos anos 1960, é um evento tradicional que acontece logo após o Ação de Graças. Já no Brasil, a ação só começou em 2011, e somente online, o que beneficiou os e-commerces, gerando um novo mercado consumidor, que desde então só vem crescendo.

O que esperar da Black Friday de 2019?

As expectativas, segundo o Google, é que o faturamento seja maior que R$ 2,6 bilhões. Pela primeira vez nota-se uma movimentação mais democrática entre os produtos – ou seja, várias categorias e mercados disputam o mesmo cliente – sem falar na pluralidade dos próprios clientes, que se antes eram apenas os interessados em eletrônicos, agora pode ser qualquer um, de qualquer tribo, em qualquer lugar do mundo.

As categorias que prometem se destacar, em 2019, são:

  • Games;
  • Bebês;
  • Artigos esportivos;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Beleza;
  • Vestuário;
  • Brinquedos;
  • Construção;
  • Auto parts.

Como realizar uma Black Friday de sucesso?

Em primeiro lugar, você já estabeleceu o quanto deseja faturar? Se sim, essas métricas são factíveis, principalmente considerando o valor que pretende investir em mídias?

Viu só? E isso é só o começo.

Para bater as expectativas na Black Friday entenda mais um pouco de como o mercado está funcionando.

1º passo: intenção de compra

Além de mais democrático e mais consolidado, já se sabe que cerca de 70% dos consumidores têm intenção de comprar na Black Friday. Esse dado é do próprio Google. Ou seja, você tem aí excelentes oportunidades para fazer negócio. Vale lembrar que o evento só é menor do que o Natal em questão de vendas.

2º passo: como atrair o cliente?

Para atraí-los em tempos democráticos – sejam novos ou antigos –, o trabalho é extremamente desafiador e complexo, mas cabem algumas dicas:

  • Presença inteligente: para converter o cliente, é preciso atraí-lo na hora certa. Atenção para:
  • Jornada do cliente: acompanhe-o antes, para conhecer suas intenções de compra; durante, naturalmente; e também depois, para garantir um excelente pós-venda.
  • Planeje uma estratégia: para isso, mais uma vez, analise as intenções de compra, note quais as palavras-chave que se destacam e quais canais deve usar.
  • Entenda o comportamento: o consumidor brasileiro normalmente compra em três datas: Carnaval, Black Friday e Fim de Ano.

Agora temos um dado muito interessante! Cerca de 50% dessas pessoas ainda não conseguiram alcançar seus desejos consumíveis no primeiro trimestre. Ou seja, agora é definitivamente a hora de conquistá-lo.

  • O cliente é quem dita as regras: não pense que basta ter um produto de qualidade para que ele converta. É preciso muito mais! Além de bom preço, ofereça excelente experiência de compra, rapidez e informação precisa.

Então, invista em:

  • Ticket médio bom para o cliente;
  • Faça da sua marca conhecida – passe mais confiança ao seu público;
  • Opere com remarketing. Isto é, interaja com clientes que já compraram com você;
  • Trabalhe bem as palavras-chave nos buscadores de pesquisa;
  • Tenha experiência híbrida de compra, um bom exemplo é vender no online e possibilitar a entrega na loja física da sua marca.
  • Beneficie seu cliente com: parcelamentos especiais, cupons, cashback e agilidade.

3º passo: turbine seu site para a Black Friday

Sentiu que tem muito à frente? Então corra! Inicie agora mesmo o planejamento estratégico do seu e-commerce.

  • Construa uma vitrine eficiente, trabalhe seus produtos e palavras-chave de maior destaque;
  • Trabalhe com as intenções pessoais dos seus clientes, pois em 2018, 72% comparam produtos para uso pessoal;
  • Faça-se presente antes dos concorrentes;
  • Garanta a compra antecipada;
  • Ofereça o máximo de produtos;
  • Proporcione programas de fidelidade;
  • Melhore seu app e seu mobile – segundo o Google, 57% do público já compram por smartphones;
  • Esteja presente nos multicanais.

4º passo: seja único

Por fim, seja criativo e garanta a memorabilidade da sua marca. Como tornar-se memorável? Junte o bom preço com bons produtos e tenha uma dinâmica original. Além dos mais, transmita uma mensagem autêntica e tenha um diálogo personalizado com o cliente.

Agora que você já tem uma prévia de que caminho percorrer para que seu negócio seja um sucesso na Black Friday, não perca mais tempo.

E, claro, conte conosco para obter informação de fato relevante sobre marketing de performance. Um clique de cada vez.

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