SEO On-page é o nome dado à prática de SEO voltada aos elementos pertencentes a uma página ou site. Em poucas palavras, é basicamente a otimização dos itens manipuláveis de um site, que podem ser feitos pelo proprietário. Isso diferencia do SEO off-page que é, basicamente, as práticas realizadas além das melhorias de página, como a construção de autoridade buscando links para seu site.
O SEO On-page é importante para todo site que se preocupa não apenas com o bom posicionamento em páginas de resultado de busca (SERPs – Search Engine Result Pages), mas também com a boa experiência do usuário no site.
As melhorias de SEO On-page acontecem sempre dentro da página e variam das boas práticas simples até as mais complexas (aquelas que o dono do site pode fazer até às executadas, preferencialmente, por especialistas. Algumas delas são:
Melhorias no código HTML (básico).
Uma página de internet é composta pelo seu conteúdo e um código que os navegadores de internet entendem e posicionam e formatam seu conteúdo de acordo com essa instrução. O código base padrão é o HTML (Hyper Text Markup Language – Linguagem de Marcação de HiperTexto). Para o usuário final, é importante que a página esteja legível, rápida e funcional. Essas mesmas características também servem para os sites de buscas que varrem as páginas da internet em busca de conteúdo relevante para entrega ao usuário que o busca.
As melhorias de HTML são: ter um título que realmente indique o conteúdo da página. Isso significa, focado na palavra-chave para qual sua página é direcionada. Além do título da página, um conteúdo bem arquitetado respeita os códigos que indicam como o conteúdo está seccionado. Para tal, os chamados ‘headings’ (h1, h2, h3) funcionam como subtítulos em uma página. Numa tentativa de analogia com livros: o site é o livro. O título do site é o nome do livro. O título da página é o nome do capítulo. Dentro do capítulo, no entanto, há diferentes seções, organizando o conteúdo. Cada seção é um heading, com a devida ordenação. A seção mor é o H1, dentro dele, subseções são todas H2. Se houver sub-subseções, então será a utilização do H3.
Outra boa prática é utilização de uma URL amigável. O endereço da sua página, cheio de códigos e números pode significar não significar nada para as pessoas e também para os buscadores. Exemplo: site.com.br/dir88B/p2/xpto.aspx não é humanamente compreensível, já um o endereço site.com.br/brinquedos/nome-da-marca é amigável e legível.
Além das melhorias em HTML está o conteúdo, considerado por muitos como o principal responsável pelo diferencial da página. E isso é verdade, pois o código HTML e a organização do conteúdo podem ser padronizados por diferentes páginas, mas o conteúdo é o grande trunfo de um site, é nele que está o diferencial para o proprietário criar algo genuíno e só encontrado naquela página. Ainda assim, é importante salientar que esta é apenas uma das boas práticas presentes no universo de técnicas que compõe o trabalho e estudo de SEO.
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