Skip to main content
Marketing Digital

Você vai usar o F.banking (Facebook Banking)

By Abril 25, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

F.BankingVocê vai acessar sua conta bancária pelo Facebook?

Foi essa a pergunta que eu me fiz quando vi a notícia de que isso é possível. E olha: já vem com nome e tudo: F. banking.

O Bradesco foi o primeiro banco a arriscar uma estratégia de amalgama com a rede social. Sim, estamos falando de acessar os dados de sua conta bancária através de um aplicativo, assim como o Cityville, mas claro, com toda a segurança que só o Facebook e um banco podem oferecer.

Pode parecer conservador da minha parte, mas me lembro, lá do meio da década de 90, quando eu exercia diariamente o esforço de convencer o cliente a colocar o CPF na página de cadastro do e-commerce que eu trabalhava e, mesmo assim, a taxa de conversão era bem baixa e as reclamações eram em níveis absurdos. Foi gasto bastante dinheiro na questão da segurança dos dados e ainda hoje, encontramos em grande quantidade, pessoas que desconfiam dessa atividade.

 

A criação de uma estratégia inovadora para o Facebook é louvável, pois vai além do relacionamento do curtir que as empresas ainda estão começando a entender e desafia o cliente mais “FAD*” a experimentar, criando uma nova cultura.

Mas, essa luta será grande. E existem duas possibilidades em curto prazo. Uma é a aderência de outros bancos, o que vai ajudar a diminuir o fato de o cliente não se sentir seguro; outra é a não aderência, o que vai fazer o Bradesco ficar gastando dinheiro sozinho, vivendo sob o boicote da competição.

Para completar, o banco fez uma série de vídeos com personalidades mescladas no intuito de dar aval ao novo produto, tentando criar identidade com seu público-alvo, usando o mote de que essas personalidades são capazes de analisar o perfil do consumidor. Não sei vocês, mas achei que subestimou a inteligência de quem vê desviando para a grande questão que seria: é seguro? Os bancos ainda sofrem com a demanda de pessoas nas filas por falta de segurança no uso do caixa eletrônico e internet home banking. De repente, somos impactados por essa novidade, mas ninguém fala do assunto segurança.

Sendo Mark Zuckerberg um entusiasta da inovação, podemos perceber que quando você clica para curtir a página que dá acesso ao aplicativo, a imagem de capa do Bradesco mostra o acesso para o compartilhamento da informação nas outras redes: Google Plus e Orkut. Por um instante eu pensei: onde é que eu estou navegando mesmo?

 

Carlos Vidigal é diretor da Ciclope Treinamentos e Consultoria, Professor da FGV e amante das interações digitais.

Leave a Reply