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Marketing Digital

O Brasil está de olho no YouTube

By Dezembro 13, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

Todo mundo conhece o YouTube, muita gente já sabe que ele é o 4º site mais visitado da internet, e alguns já foram informados de que o Brasil é o maior consumidor de vídeos online do planeta. Mas então, por que quando se fala em estratégias digitais por aqui, poucos citam o YouTube?

Muitas marcas brasileiras são exemplo de como manter uma ótima fan page no Facebook, ou como atrair milhares de seguidores no Twitter, mas parece que o interesse em investir no YouTube ainda está adormecido.

O vídeo abaixo, feito pelo próprio Google, dono do YouTube, mostra como a rede social cresceu no Brasil e o que essa audiência representa.

 

Há um investimento altíssimo em mídias pagas e publicidade no YouTube, porém esse tipo de propaganda, que acaba obrigando o usuário a assistir alguns segundos para só depois conseguir ver o vídeo escolhido, não gera tanto engajamento. No Facebook ou Twitter, as marcas investem em engajar os fãs e seguidores, criando conteúdo criativo e original, porém isso não é visto na rede social de vídeos mais acessada do mundo.

Produzir conteúdo de alta qualidade em vídeo não custa barato, porém o investimento em publicidade também tem altos custos, por que não dividir o budget e começar a explorar formas mais estratégica de conquistar os usuários, como com um brandchannel, ou canal no YouTube. O retorno em audiência no YouTube pode ser equivalente ou até maior do que canais de TV, revistas e jornais.

Profissionalismo é essencial para começar a pensar em criar um brandchannel. Vídeos amadores normalmente são motivos de piada na rede, e vídeos interessantes acabam se tornando virais, sendo compartilhados por milhares de usuários. Não faltam bons exemplos nos grandes brandchannels, como o da L’Oreal USA, que investiu na produção de vídeos com tutoriais de maquiagem, fizeram muito sucesso e seus representantes foram palestrar no Festival de Cannes.

Além disso, o YouTube é uma rede social que apresenta ferramentas bastante interessantes que incentivam o engajamento dos seguidores dos canais. Recentemente, o Google lançou o YouTube Original Channels, que investe em produção de conteúdo de altíssima qualidade e divide receitas de publicidade com os donos dos canais selecionados. Ao que tudo indica, há uma forte tendência para que as pessoas passem a assistir os vídeos do YouTube nas Smart TVs ou na Apple TV.

Portanto, se ainda não o fez, passe a considerar o investimento no YouTube. Conhecendo melhor a rede social, todas as suas ferramentas e possibilidades é possível chegar a um número de fãs e engajamento até maior do que no Facebook ou no Twitter.

Mariana Lima é recém-formada em Jornalismo, atua como analista de mídias sociais e contribui semanalmente para o Score Media.

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