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Marketing Digital

Case de Marketing Digital: Heineken Shoe Sale

By Maio 22, 2014Fevereiro 24th, 2023No Comments

Cerveja combinando com Peep Toe,Scarpin e muitos outros modelos de sapatos femininos, é assim que a nova campanha da Heineken – uma das mais conhecidas marcas de cervejas no mundo – provou que é possível agradar   homens e mulheres de uma só vez se tornando assim nosso case de marketing digital da semana.

Visando atender o público feminino que odeia aquela hora do dia em que o companheiro ou companheira para tudo o que está fazendo para assistir uma partida de futebol (no caso da campanha, a final da UEFA Champions League), a Heineken em parceria com a ShoeStock criaram a Heineken Shoe Sale , que foi divulgada na campanha do Youtube que você pode conferir aqui:

A campanha foi muito bem elaborada, oferecendo ao público feminino a oportunidade de aproveitar descontos de até 50% na loja virtual da ShoeStock no exato momento em que o jogo estaria rolando na telinha (sábado, 24 de maio de 2013 as 15:45), e passando a idéia de que “Dessa vez, quem vai ser deixado para escanteio é o seu parceiro/a”.

 

Claro que a campanha ainda tem um foco grande voltado ao público principal da Heineken – o masculino – pois durante o comercial a locução claramente cita frases como “Peep Toe, Porque eu nem sabia o que era isso…” e “Tudo para ela pensar em sapatos, e não aonde você está”, essa abordagem acabou desgastando parte do público feminino, que nos comentários do próprio vídeo caracterizam a campanha como “machista”, já que mulheres também podem desfrutar de cerveja e assistir futebol com seus maridos. Em contrapartida o comercial ainda sim teve boa aceitação entre o público masculino e feminino, pois a viralização do comercial nas redes sociais tem sido divulgada por ambos os sexos.

No Final do vídeo existe um call to action que diz “Clique aqui e avise sua mulher”, direcionando o usuário para uma landing page para captar alguns dados como país e data de nascimento:
heineken-shoe-sale-hed-2014

Após inserir suas informações você é direcionado para uma página com os detalhes da campanha, tais como a data do evento (Final da UEFA / Desconto 50%) e alguns regulamentos da promoção, mas nada que valha muito perder tempo navegando.

Nas considerações finais, determinamos que a campanha teve pontos fortes e pontos fracos relevantes, tais como:

Pontos positivos

– Descontração da campanha visando agradar tanto homens quanto mulheres

– Boa aceitação de ambos os sexos, trazendo uma boa viralização do conteúdo

– Interação da marca com os comentários do Youtube, visando diminuir acusações de machismo.

Pontos negativos

– Frases da campanha muito voltadas ao público masculino, o que pode ter ofendido parte das mulheres que apreciam cerveja e futebol

– Landing page muito fraca, com poucas opções de viralização

– Falta de incentivos para engajamento (Gamification)

 

E você, o que achou da campanha da Heineken? curta a página da Score Media no Facebook e deixe seu comentário! queremos saber sua opinião!

 

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