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Marketing Digital

Marketing H2H Human to Human

By Maio 26, 2015Fevereiro 24th, 2023No Comments

Até bem pouco tempo atrás existiam duas categorias predominantes de gestão que serviam como foco para o marketing empresarial, classificadas como B2B  e B2C. Hoje vamos falar do H2C, como ele influência essas gestões.

A sigla B2B (Business-to-Business) determina a relação de empresa para empresa, enquanto a sigla B2C (Business-to-Consumer) estabelece a relação entre empresa e consumidor.

B2b e B2c

Na prática, as ações comerciais e de marketing aplicadas no trabalho B2B e B2C são focadas principalmente no ciclo de vendas e nos resultados. Os modelos foram criados para facilitar o direcionamento de produtos para o público-alvo mais adequado, garantindo que esse consumidor fosse estimulado a comprar. Para isso, as empresas buscavam trabalhar a segmentação, a utilização de especialidades e até mesmo a criação de audiências específicas.

 

Acontece que o perfil dos consumidores mudou, e isso exigiu que as empresas adaptassem suas formas de trabalho para a criação de uma relação mais humana com o seu público de interesse. Com isso, surgiu a tendência do Marketing H2H – Human to Human, ou seja, uma estratégia que estabelece verdadeiras relações humanas, focadas sempre no consumidor e em suas necessidades.

Uso da estratégia H2H no Marketing

A ideia dos precursores do Marketing H2H é alterar a ordem primitiva de relacionamento, marcada por um distanciamento entre empresa-cliente. O objetivo dessa nova estratégia é criar relações mais humanas com o consumidor, focadas no respeito, em elos emocionais e no atendimento personalizado.

Relação h2h

O primeiro passo para criar uma relação humanizada, personalizada e sensível é aplicar ao marketing uma proposta que atenda às demandas e necessidades do cliente, e não apenas apresentar, oferecer e criar soluções de vendas.

Confira algumas dicas para aplicar o Marketing H2H

  • O gestor de Marketing H2H deve entender as necessidades de seus clientes e saber como eles falam, do que gostam, como sentem, o que pensam e de que forma eles querem ser tratados. A pesquisa é um ponto estratégico para captar essas informações. Nesse contexto, as redes sociais aparecem como ótimas ferramentas para determinar perfis de clientes em potencial.
  • As estratégias de Marketing H2H devem valorizar as emoções das pessoas, seus sonhos, expectativas, possibilidades e alternativas. É preciso estimular o sentimento de participação e protagonismo dos consumidores nas práticas de marketing. O objetivo é oferecer uma verdadeira integração do cliente com a empresa.
  • As campanhas de Marketing H2H procuram explicar, orientar e fazer com que os consumidores entendam o produto, a proposta e o objetivo maior da empresa, algo que vai muito além do interesse comercial.

Benefícios do Marketing H2H

As empresas que são capazes de promover um marketing Human to Human têm uma tendência maior à fidelização de consumidores. Para isso, em primeiro lugar, é preciso facilitar a comunicação, oferecendo aos clientes canais de atendimento e interatividade, como redes socais, SAC, vídeos e conteúdos de qualidade.

Exemplo de Canais de Atendimento

Exemplo de Canais de Atendimento

O sucesso nessa empreitada depende diretamente do abandono de uma mensagem complexa, fria, racional e comercial, para estabelecer uma nova comunicação, que se mostre mais atraente, simples, interativa e próxima da realidade das pessoas. Essa é a tendência para as empresas modernas, que desejam vender e, ao mesmo tempo, criar identificação do público consumidor com sua marca, cultura e valores.

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Exemplo de Comercial H2H

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