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Marketing Digital

O que muda com o novo algoritmo do Google: Hummingbird?

By Outubro 1, 2013Fevereiro 24th, 2023No Comments

Recentemente o Google ficou mais eficaz em responder perguntas mais complexas. Isso faz parte da nova atualização de seu algoritmo: o Google Hummingbird (ou Beija-Flor).

Assim como o Google Penguin Update , o algoritmo visa tornar a ferramenta de busca mais inteligente, fazendo com que as pessoas consigam encontrar o conteúdo que desejam acessar mais facilmente, perguntando ao buscador aquilo que procuram, como por exemplo “Qual o melhor local para se tomar sorvete?”.

O algoritmo tem como principal alteração, melhorar o entendimento do que se trata a pergunta do usuário, (que vêm se tornando mais complexa com o passar dos anos, passando de um simples “onde vende carros?” para “onde compro carros com preços entre 10 e 20 mil reais?”), e associar a um documento da internet, considerando seus respectivos sinônimos e conteúdos similares, como por exemplo “Qual o melhor local para se tomar sorvete em são paulo?” e “Qual a melhor sorveteria para se tomar sorvete em são paulo?”.

 

Se você está lendo este artigo em Outubro e está se preparando para oscilar nas buscas, não se preocupe, pois o Google já realizou a atualização para o algoritmo hummingbird a algumas semanas atrás nas buscas do mundo todo, afetando cerca de 90% das buscas realizadas, portanto se o seu site não teve nenhuma mudança drástica de posicionamento nos últimos dias, provavelmente não acontecerá nada de grave.

 

O que muda basicamente com o hummingbird é:

 

  • Pesquisas mais complexas de voz e texto serão melhor interpretadas
  • Ao contrário do Panda e Penguin que eram apenas correções ou otimizações, o Hummingbird é um algoritmo totalemente novo (ou grande parte dele é novo)
  • Ele se chama HummingBird (beija-flor) pois tem a idéia de ser preciso e rápido.
  • O PageRank não perdeu seu peso, porém agora será avaliado de uma forma diferente, aonde links de sites relevantes ao seu conteúdo, terão mais importância.
  • Interações sociais estão ganhando mais relevância, portanto socialize seu conteúdo
  • Sites que forneçam seu conteúdo no mobile (seja através de um layout responsivo ou portal mobile) serão melhor considerados.

 

O Google afirma com bastante propriedade em todas as vezes que atualiza seus algoritmos: “Se você cria conteúdo único e de qualidade, não deve se preocupar com as atualizações nos algoritmos, pois eles só tendem a beneficiar aqueles que seguem as regras e criam conteúdos que realmente interessam a pessoa que pesquisa”. Portanto se você pratica técnicas de black hat, ou técnicas que tentam burlar as regras como compra de links em outros sites, SBlogs(Spam Blogs), ou cria conteúdos maçantes repetindo cansativamente as palavras-chave que quer posionamento, você deve ficar atento a essas atualizações pois com certeza cairá de posicionamento.

 

Muitas vezes o que mais se ouve de alguns webmasters é: “Puxa, eu crio conteudo de qualidade e cai de posicionamento…”, minha resposta para essas pessoas é: “Não se preocupe, pois se seu conteúdo realmente é unico e de qualidade, ele voltará a aparecer nas primeiras posições :)”

 

Por isso não se preocupe, comece a monitorar seu Google Analytics para acompanhar seu tráfego orgânico (se você não tem o relatório, veja o artigo Top 8 Relatórios customizados para mensurar dados no Google Analytics , pois um deles é o relatório de “Crescimento de tráfego orgânico”) e comece a trabalhar com mais conteúdos para que as pessoas te procurem na web!