O que é Link Bait ?

Link Bait ou Isca para links (como a própria tradução diz) são conteúdos criados propositalmente ou involuntariamente dentro de um portal (Blogs, sites, e-commerce e etc), que acabam fazendo com que outras pessoas referenciem os mesmos em seus sites devido a sua alta qualidade de informações, ou por ser de grande utilidade para outras pessoas.

Os conteúdos que podem ser criados para iscas de links são inúmeros e variam muito da criatividade da empresa. Abaixo seguem alguns exemplos e cases de sucesso dos mesmos:

 

 

1-Ebooks

Seja sobre receitas, dicas, guias, cursos ou tutoriais, ebooks são excelentes para a pratica de Link Bait devido a sua praticidade e usabilidade trazendo informações de forma gratuita para os leitores além de poder serem vistos em qualquer tipo de gadgets. Um exemplo de ebook é o da Rakuten sobre Como criar uma incrível experiência do usuário em comércio eletrônico.

2-Infográficos explicativos

Infográficos são ilustrações explicativas sobre um determinado tema ou assunto especifico contendo dados e informações de uma maneira mais visual fazendo com que o leitor na grande maioria das vezes verifique todo o seu conteúdo até o final devido a sua forma clara e objetiva de transmitir informação, como este infográfico mostrando o que mudou na Internet uma década depois.

3-Artigos com pesquisas ou informações valiosas

Fornecer informações úteis para os leitores também é uma excelente forma de link bait, um exemplo que podemos citar é do site do IBGE que periodicamente efetua pesquisas estruturais fornecendo inúmeros dados valiosos para os leitores sobre diversos assuntos.

4-Vídeos

Vídeos engraçados tendem a se tornarem virais devido ao seu conteúdo contagiante, sejam historias hilárias, dancinhas esquisitas ou até mesmo vídeos feitos por famosos com um propósito maior como é o caso da campanha "ALS Ice Bucket Challenge" (Desafio do Balde de Gelo ALS)  aonde o criador do Facebook Mark Zuckerberg desafia Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, Reed Hastings, CEO do Netflix, e Sheryl Sandberg, executiva do próprio Facebook a tomar um  banho de água gelada com o propósito de arrecadar fundos  para pessoas portadores de um tipo de esclerose nos Estados unidos.

5-Criação de Ferramentas

Uma boa estratégia de Link bait é criar uma espécie de ferramenta que é útil o suficiente para que as pessoas usem e referenciem para os demais, com recursos oferecidos de uma forma gratuita e usual os visitantes sempre o recebe de uma maneira positiva, Um exemplo bem utilizado por todos é o addthis.

6-Conteúdos interativos

Uma interface atrativa e uma usabilidade de conteúdo sempre agradam os visitantes de um portal, seja jogos, oficina de desenho, fotografia, tratamento e criação de vídeos. A troca de interação permite ao visitante uma experiência única.

Um exemplo bem divertido é o Flap Bird Generator uma ferramenta muito interessante aonde é possível criar uma versão customizada do joguinho viciante Flap Bird.

 

7-Listas e tópicos

As pessoas adoram listas principalmente quando despertam o interesse e agregam informações que as pessoas adoram compartilhar em suas timelines, comentar com os amigos e fazer comparações. Um exemplo bem claro é do site lista10.org que cria varias listas sobre os mais variados assuntos.

 

Veja aqui sobre os serviços que a Score Media presta como Gerenciamento de SEO, Links Patrocinados e Redes Sociais, Consultoria em E-commerce e outros.

Posts Relacionados