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Marketing Digital

Mídias Sociais – Eu curto, Tu curte, e Eles curtem?

By Março 23, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

A onda é compartilhar, opinar, postar, mostrar, divulgar e ficar conhecido. É por isso que as mídias sociais fazem tanto sucesso no Brasil, um país historicamente comunicativo e criativo.

Para entender a influência das mídias sociais na vida das pessoas e das empresas, basta olhar para os fenômenos da internet. Antes, para se tornar conhecido, o artista precisava, além do talento e competência, ter sorte, oportunidade e a chance de fazer um teste em uma emissora, em peças de teatros, shows etc. Hoje, o talento continua sendo importante, porém isto apenas basta, já que a oportunidade é potencializada com internet, mais precisamente com as redes sociais. Diariamente, são feitos três bilhões de acesso no YouTube, vídeos de possíveis famosos que transcendem o mundo virtual, atingindo pessoas do mundo real.

Outro exemplo recente do poder das mídias sociais e de como elas podem chamar atenção, seja para o bem ou para o mal, aconteceu essa semana. Um jovem rapaz se candidatou a uma vaga de emprego em uma determinada agência de publicidade. A vontade dele é tanta de fazer parte da equipe que ele não pensou duas vezes, lançou em seu Facebook um evento no qual ele pede para que seus amigos compartilhem o viral “Contrate o Ricardo”.

 

Ainda não sabemos se a criatividade será positiva ou não, vamos acompanhar. Mas, o que chamamos atenção para este caso é quando e como usar essas ferramentas.  A utilização do bom senso é sempre a melhor dica. Se a Luiza está no Canadá ou não, pouco importa, mas fique certo de que todos saberão onde ela está.  E, sua empresa está preparada para isso? Seu cliente será propagador de bons ou maus negócios, e não o deixe falando sozinho, pois definitivamente com as mídias sociais isso não é mais possível.

Por isso, a discussão em torno da importância de se pertencer a uma rede social, vem ganhando espaço e já faz parte das estratégias de negócios das empresas. É preciso sim estar na rede firmando sua marca, compartilhando informações de seus produtos, atendendo prontamente às solicitações de seus consumidores, porém, antes de tudo, é preciso criar um plano que lhe trará uma diretriz para essa nova comunicação. Estar na rede por estar, não acrescenta nada em sua estratégia de marketing. Talvez, esse tem sido o erro mais comum dentro das organizações em geral.

Replicar, por exemplo, no Twitter informações que já estão em press releases não aumenta seus seguidores, não fideliza sua marca e tampouco seu produto. É preciso fomentar, gerar conteúdo e, acima de tudo, trazer a informação e a novidade em tempo real.

É difícil, trabalhoso, exige tempo, dinheiro e dedicação. Por isso, pense bem antes de pertencer a uma rede social. É verdade que sua empresa já faz parte dela, porém analise qual será a melhor forma de aproveitar essa onda, dedique uma estrutura para isso e busque por profissionais gabaritados. Acreditem, dá certo!

** Patricia Toddai é consultora de comunicação e fundadora da ToddaiCOM, agência de comunicação empresarial e produção de conteúdos.

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