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Marketing Digital

5 dicas para Mensurar Resultados de SEO na Empresa

By Março 28, 2014Fevereiro 24th, 2023No Comments

Hoje em dia existem muitas agências que fornecem trabalhos voltados a otimização de sites (SEO), oferecendo otimizar o HTML do seu site (linguagem interpretada pelos navegadores como Chrome, Firefox, IE, etc.) , ajudando a construir referências(ou links, no termo mais direto) de qualidade através de conteúdos altamente ricos em informações que consequentemente faça com que o leitor passe a visitar seu site com mais frequência, e a aplicação de inúmeras técnicas para posicionar melhor seu site nas buscas orgânicas (gratuitas), as quais não vamos adentrar muito neste artigo.

Ao longo dos anos, a tendência de aparecer na primeira página dos buscadores se tornou algo de extrema importância para empresas em geral, donas de sites institucionais com seus produtos e serviços, varejistas de comércio eletrônico, ou até mesmo jornalistas, estudantes e muitos outros que desejam compartilhar suas opiniões e experiências através de blogs. Muitas pessoas contratam agências para realizar este trabalho, mas muitas vezes não entendem ou não conseguem mensurar os resultados prestados pelos consultores, por isso elaboramos essas 5 dicas de como mensurar resultados de SEO em sua agência ou empresa.

 

Dica Nº1 – Instale uma ferramenta de relatórios analíticos em seu site.

Essa ferramenta é o primeiro passo para se mensurar qualquer tipo de informação referente a visitas e usuários que navegam em seu site, atualmente a plataforma grátis mais conhecida e utilizada é o Google Analyticsque fornece inúmeros relatórios de comportamento de usuários do site, abandono, visitantes únicos, visualizações de página, tempo médio do site, velocidade e etc. Existem outras alternativas não muito conhecidas no mercado, mas muito potentes, que podem complementar sua visão sobre seu site e oferecer outros pontos de vista, como o Piwik, ou até mesmo pagos que integram com softwares da própria empresa para resultados mais precisos, como o Adobe Catalyst. Se você é um cliente de SEO, peça para que sua agência instale uma das ferramentas de acordo com sua necessidade em seu website, caso você ainda não utilize uma dessas.

 

 

Dica Nº2 – Fique em primeiro no Google – Não contrate/Não prometa isso

Nunca prometa isso para um cliente, nunca contrate um SEO que ofereça isso, no artigo sobre a contratação de um profissional de SEO do Google ele cita o seguinte:

Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.

Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é por meio de nossa página Adicionar URL ou enviando um Sitemap. Você mesmo pode fazer isso sem qualquer custo.”

É impossível garantir o primeiro lugar realizando SEO, pois o Google mostra diferentes resultados para diferentes pessoas baseados em seu interesse comum, endereço de IP, local de pesquisa e muitos outros, chegando a até 57 sinais que o Google pode interpretar para lhe mostrar o resultado ideal, o que significa que mesmo que você consiga alcançar a primeira página dos buscadores não significa que você aparecerá em 100% das pesquisas feitas em primeiro lugar, já que alguns buscadores também alteram propositalmente a primeira posição para verificar qual conteúdo é mais interessante para seu usuário.

 

Dica Nº3 – Visitas podem(ou não) serem resultados de uma boa consultoria

Muita atenção nesse item se você presta ou contrata serviços de otimização de sites, pois nem sempre visitas são um resultado de um bom trabalho de otimização de sites. Esse assunto é muito polêmico, pois muitas agências demonstram seu sucesso através do crescimento das visitas de um determinado site, porém analisemos a seguinte situação de diversos portais em específico:

Blogs e Sites: “As visitas orgânicas aumentaram, mas a taxa de abandono também.”

E-commerce: “As visitas orgânicas aumentaram, mas minha conversão diminuiu.

Nessas duas situações o cliente não está satisfeito, e a agência que prestou a otimização de sites não entregou valor nessas visitas, isso deve-se ao fato de que não houve um aumento de tráfego de qualidade, ou seja , seu site aparece mais em pesquisas do Google, mas provavelmente não disponibiliza o conteúdo no qual o cliente realmente estava pesquisando. A falta de tráfego de qualidade pode ocorrer devido a uma má escolha de palavras-chave no planejamento de SEO ou até mesmo a utilização de black hat (más práticas de otimização de sites).

Nesses casos, a única pessoa que fica satisfeita com o trabalho realizado é o dono do serviço de hospedagem que cobra por visualizações de página, portanto deve-se sempre levar em conta que as visitas:

Podem diminuir, desde que a conversão aumente (o Google otimiza seu algoritmo a cada dia, fazendo com que o resultado seja cada vez mais preciso para o usuário, portanto alguns trabalhos de SEO podem até reduzir suas visitas, porém aumentando as vendas de sua loja virtual).

Aumentem, desde que sigam a pirâmide de sucesso do SEO, que é “Tráfego, Rankeamento e Conversão”. Se suas visitas aumentam devido ao rankeamento de suas palavras-chave e sua conversão se mantém ou também aumenta, esse sim é um ótimo sinal.

 

Dica Nº4 – Pense como humano, não como a máquina

Muitas agências e empresas elaboram sua lista de palavras-chave se baseando em como o buscador irá indexar sua página, e como irá “rankear-lo” nos resultados de pesquisa. Essa estratégia pode funcionar temporariamente, mas os buscadores se atualizam todos os dias para entregar conteúdo de qualidade para seres humanos, portanto sua estratégia teria de ser alterada constantemente, sempre se adaptando as novas mudanças de algoritmo para se manter vivo, o que gera mais retrabalho do que uma estratégia de otimização de palavras-chave voltada a pensar em como a pessoa pesquisaria,  recentemente com a atualização do Google, o Hummingbird, foi detectado que as pessoas pesquisam suas necessidades através de perguntas, portanto uma nova relevância é atribuída a aqueles sites que visam responder as dúvidas de seus clientes, seja pesquisando “Onde é o melhor lugar para se morar em SP?” como “Qual o Shampoo mais barato para cabelos crespos?”.

Dica Nº5 – Não existe SEO a curto prazo

Essa dica é parecida com a dica número 2, pois existem muitas empresas que querem um trabalho de otimização de sites em até um mês, assim como existem agências que prometem esse tipo de resultados. Isso não existe.

Quem trabalha na área de desenvolvimento costuma a explicar como o processo de criação de um determinado sistema ou portal com a analogia da mulher grávida, que funciona da seguinte forma:

“Uma mulher grávida não consegue entregar um filho em apenas um mês, pois existe o período de gestação que não pode ser acelerado ou impulsionado através de pressão, ameaça ou fatores externos”.

Um trabalho bem feito de SEO não existe em um mês, a única forma de prometer algo similar é oferecer a otimização do HTML de seu cliente, e após esses ajustes serem realizados, definir uma estratégia de palavras-chave e instruir o cliente de como ele deve inserir seus conteúdos em seu site ou blog, podendo claro ser realizado através da contratação mensal de seus serviços, ou sendo realizado por conta própria pelo cliente.

Com certeza não é tudo a ser feito para otimizar um site para os buscadores, porém é um começo para apresentar seu serviço como agência para que a empresa possa estender a contratação de seus serviços.

Espero que essas dicas auxiliem tanto empresas como agências a decidirem a melhor estratégia para se seguir quando se trata de otimização de sites, para que não só possamos trazer mais resultados para nossos negócios, como também construir uma web melhor para seus usuários.

 

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