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Marketing Digital

A importância do backlink para SEO

By Agosto 11, 2016Fevereiro 24th, 2023No Comments

Mesmo considerado uma prática essencial, o mercado de SEO ainda está sendo descoberto pelas empresas médias e pequenas. As técnicas de otimização de páginas para buscadores são tratadas por muitos do mercado como um produto solucionador, uma receita simples que pode ser colocada em prática e ter resultados de modo rápido. Quem trabalha na área ou conhece o mínimo sobre ao assunto sabe que a história é um pouco mais complexa.

backlink

 

É preciso levar em consideração que os critérios de posicionamento de resultados do Google estão em constante atualização, aliás, já falamos por aqui (Fatores de Rankeamento Google 2016) como funcionam os fatores de rankeamento do Google e vimos que, mesmo tarefas básicas mais pontuais, como a melhoria das páginas do site, o SEO On page, requer conhecimento técnico e constante atualização de quais são as melhores práticas. (Definindo SEO OnPage)

Seguindo os esclarecimentos apresentados nesses dois textos, outro elemento importante na prática de SEO é a angariação dos backlinks.

Definição

O termo backlinks é designado a todo e qualquer link de um site externo que aponte para outro site. Alguns profissionais revogam este termo, afirmando que um backlink pode ser qualquer link que aponte para um site, mesmo sendo dele próprio. Seguindo essa linha de raciocínio, todo link seria um backlink.

backlink

Com isso em mente, o questionamento surge: como o backlink influencia no SEO?

A resposta parece simples e segundo o raciocínio do Google, quantos mais links um site possui, mais confiável ele é, podendo receber classificações de rankeamento melhores. Simples, certo? Sim, simples demais até. Se fosse apenas isso, o Google estaria levando em conta apenas quantidade e a questão não é essa.

Antigamente, essa quantidade era realmente um fator muito importante, mas o mercado viu nisso uma oportunidade para melhorar seus sites através de diversas técnicas caça links e até os comercializando.

O que aconteceu? Sites que não tinham a menor relevância para sua busca apareciam nos primeiros resultados. Sendo assim, o Google reagiu novamente e entre suas diversas atualizações e a relevância do conteúdo passou a ser um fator mais importante do que a simples quantidade de backlinks.

Essa, no entanto, é uma explicação minimalista. Como você viu no texto sobre fatores de rankeamento, quando se trata de Google, o assunto é um pouco mais complicado.

Conquistar backlinks é um trabalho muito importante, mas que agrega participação menor quando o assunto é construção de conteúdo relevante. Como mencionado, hoje, os algoritmos do Google estão mais inteligentes e eles são capazes de interpretar se o link para o seu site realmente condiz.

Exemplo: um link de um blog sobre agropecuário para um e-commerce de jogos eletrônicos, não terá o mesmo peso do que o de um site especializado no assunto games. Por isso, angariar links (link building) é um trabalho e requer qualidade e contexto.

Saber a origem de sites apontados para o seu é um bom começo para entender quem já se relaciona com ele em termos de assunto, nicho, perfil, entre outras informações. A melhor maneira de fazer isso atualmente é através das próprias ferramentas do Google. No caso, o Google Analytics e o Google Search Console (antigo Webmasters Tools).

Outro detalhe importante é conhecer os tipos de backlinks possíveis para o site. Na trajetória de tornar o resultado de busca mais relevante para o usuário, o Google indica diretrizes para identificar qual tipo de link é ou não relevante em uma relação entre sites.

  1. Nofollow: links configurados para não atribuir qualquer valor ao site destino, fazendo com o que o Google os ignore ou dê pouco valor;
  2. Dofollow: links configurados para atribuir valor ao site destino. Todos os links que não são configurados como “nofollow”, automaticamente, são tratados como “dofollow”;
  3. Inbound link (link externo): é um link de outro site que aponte para o seu;
  4. Outbound link (link de saída): o link que sai do seu site para outro;
  5. Internal link: um link do seu site para ele mesmo.

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