Skip to main content
Marketing Digital

Google Plus

By Maio 29, 2015Fevereiro 24th, 2023No Comments

O Google Plus é a rede social da gigante da internet, Google. Lançada em junho de 2011, a plataforma se mostrou ineficiente na missão de competir com o Facebook em número de usuários e conquistar o mercado que hoje é dominado por Mark Zuckerberg.

A ideia do Google com a rede social Google+ era justamente disputar um importante segmento de mercado com Facebook e Twitter. Vendendo o conceito de conectar amigos e familiares, explorar interesses, manter contatos e compartilhar fotos, vídeos e mensagens, o Google+ atraiu um grande número de usuários, mas não o suficiente para se consolidar na preferência dos adeptos de redes sociais.

Diante dessa constatação, depois de 4 anos de existência, o Google anunciou mudanças para o serviço por conta de seu fraco desempenho. De acordo com a empresa, as alterações no padrão do Google+ não significam que a rede social vai acabar, mas sim que ela passará por adaptações para oferecer novos produtos aos usuários.

O que vai mudar no Google Plus?

 

Atualmente, o Google+ tem cerca de 2,2 bilhões de contas cadastradas no mundo, mas apenas 6 milhões de usuários são ativos na plataforma, o que representa, ao menos na teoria, um fracasso para o Google. Sendo assim, ao invés de decretar o fim da rede social, a empresa anunciou que a plataforma será dividida em três serviços distintos: um direcionado a Photos (Imagens), outro para Streams (Compartilhamento de Conteúdo) e o terceiro será o famoso Hangouts (Chats de Texto e Vídeo).

Os rumores sobre as mudanças começaram quando o vice-presidente sênior do Google, Sundar Pichai, afirmou, em entrevista à Revista Forbes, que havia a possibilidade de fragmentação do serviço com foco em ampliar a capacidade de comunicação dos usuários. A informação foi divulgada durante a Mobile World Conference, em Barcelona, no dia 2 de março de 2015.

Mudanças Positivas

O Google acredita que as mudanças no Google Plus são positivas e que os produtos poderão alcançar melhor os usuários com a segmentação dos serviços. Apesar das alterações, o Google não tem a intenção de mudar o nome da rede social Google+, o que demonstra que a plataforma continuará existindo, mas com uma roupagem diferente.

As estratégias do Google têm como objetivo disputar novos mercados com seus concorrentes diretos e redesenhar os produtos que não estão com bom desempenho mundial, como é o caso do Google+ como mídia social. Com as mudanças, o Google Plus deixará de lado a ideia de ameaçar o Facebook e poderá adotar um formato completamente diferente daquele ao qual estamos acostumados hoje. O caminho de transformação abre novas possibilidades para o Google e para seus usuários.

Confira mais dicas de Marketing Digital aqui!