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Marketing Digital

Dobrando o tráfego da sua loja Magento em seis meses – Parte 1

By Março 31, 2016Fevereiro 24th, 2023No Comments

A loja de e-commerce Loopday é um case de sucesso da Score Media, e inclusive já foi tema da palestra dada pelo CEO da empresa, Henrique Troitinho, na convenção Meet Magento.

Sobre o cliente

A loopday trabalha com linha de presentes criativos e utiliza a plataforma Magento há cerca de 3 anos. Atualmente, investem em estratégias de SEO (Search Engine Optimization), e-mail marketing, links patrocinados e redes sociais para atingir o público alvo e conquistar tráfego.

tráfego da loja loop

O case da loja começou a ser desenvolvido em 2014 pela Score Media e os resultados começaram a ser mensurados a partir de junho do mesmo ano.

 

Resultados iniciais

Inicialmente, o e-commerce recebia aproximadamente 2.600 visitas orgânicas e cerca de 2 mil novos usuários por mês. Quando os resultados foram mensurados em dezembro de 2014, a empresa já contava com 7.500 visitas orgânicas, 7.553 novos usuários e a receita cresceu em 290%.

Indicados ao prêmio da ABCOMM

O case rendeu a Score Media a indicação para o prêmio de Melhor Consultoria de Negócios Digitais 2015, oferecido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

tráfego da loja - ABComm_Logo

Como os resultados foram alcançados?

A Loopday teve destaque dentro do case devido à dedicação e a pró-atividade da equipe da loja. A cobrança era constante tanto por parte da Score Media quanto do cliente, que tinha o desejo de inovar e criar novas linhas de produtos.

A conversa sobre estratégias de SEO aconteciam de forma diária para decidir sobre os melhores caminhos para aumentar a receita e conquistar tráfego. E isso foi determinante para que o projeto desse certo.

Por isso, o ideal é contar com a colaboração do cliente. Foi aplicada a cultura do SEO dentro da Loopday antes da loja ser lançada na plataforma Magento. Ou seja, tudo foi adequado às estratégias de SEO e busca orgânica. Confira algumas estratégias adotadas.

  • Descrição de produtos

Ao cadastrar novos produtos, já era criada uma nova ficha para que o conteúdo fosse rico. Informações de utilidade e dicas de uso ao cliente foram introduzidas, de forma a deixá-lo envolvente, relevante e interessante.

tráfego da loja - descrição de produto

  • Tempo e agilidade

O tempo refere-se à paciência para esperar os meses necessários para visualizar os resultados, e a agilidade, em relação às atualizações e manutenção da plataforma. Neste aspecto, foi importante contar com o auxílio de parceiros para que tudo ocorresse de forma rápida. A plataforma estava sempre atualizada, já que atrasos e usabilidades lentas prejudicariam um retorno.

  • Recuperação de carrinhos

Esta estratégia não é classificada como orgânica, porém influenciou o usuário a voltar até a plataforma.

  • Blog

A Score Media apostou no WordPress para aumentar a quantidade de conteúdo original e de alta qualidade produzido pela loja.

tráfego da loja - blog loopday

Blog Loopday

  • Importância da análise da concorrência

Para dobrar o tráfego foram utilizadas diversas ferramentas gratuitas para alcançar os resultados desejados, entre eles para a análise da concorrência. Vejamos algumas delas.

tráfego da loja

  • Google Trends

Monitora tendências de pesquisa com resultados a nível mundial. Com a ferramenta, por exemplo, foi possível descobrir em qual região os usuários pesquisavam mais pelo termo “presentes criativos”, além de ter sido ideal para mensurar novos resultados sobre as palavras-chaves.

tráfego da loja - google-trends

SEMrush

É possível ver um dashboard do concorrente da empresa e também de todo o tráfego pago, orgânico e quais palavras-chaves eram trabalhadas. A ferramenta oferece opções de consultas gratuitas e fazer uma análise de forma geral, como por exemplo, quais eram os produtos mais buscados.

tráfego da loja

Dashboard SEMrush

Google Adwords e Keyword Planner

Estas são ferramentas dentro do Google Adwords, e ajudou a identificar quantas pesquisas mensais as palavras chaves possuíam. A sazonalidade e a tendências foram consideradas, assim como o tráfego mensal das palavras.

Google-Keyword-Planner-Tool

A importância do conteúdo

Para a estratégia de análise de conteúdo, a Score Media utilizou as seguintes ferramentas:

  • BuzzSumo

Funciona de forma semelhante ao SEMrush, mas também analisa quais páginas apresentam maior interação social dentro do site. É possível mensurar o blog de alguém muito influente do segmento e analisar qual o tipo de conteúdo está conquistando mais sociabilidade e tráfego para a plataforma.

tráfego da loja - Exemplo Buzzsumo

Exemplo Buzzsumo

  • Klout

É um programa que utiliza algoritmo próprio, e permite saber o poder de influência de determinado usuário nas redes sociais.

tráfego da loja

Painel Klout

Mensuração de resultados

Para mensurar os resultados a Score Media utilizou o Google Analytics, ele permite avaliar o ROI de publicidade, além de poder acompanhar sites e aplicativos em Flash.

tráfego da loja - Relatório Orgânico

Painel Google Analytics

Foi elaborada uma lista com palavras-chaves de alta competitividade, tráfego e palavras com menor competitividade, porém de nicho, seguindo os pequenos e grandes fabricantes, tanto no Brasil como no exterior.

Reestruturação da loja

A reestruturação da navegação da loja foi realizada seguindo a lista das palavras-chaves, com otimização de meta descrições e conteúdos através da plataforma Magento.

Pense fora da caixa

A Score Media colocou o site em outros buscadores além do Google. O Bing, não é muito utilizado no Brasil, mas já ocupa cerca de 20% da fatia do mercado nos Estados Unidos e deve ser mais utilizado no futuro para conseguir tráfego em longo prazo.

Com planejamento e dedicação foi possível alcançar resultados ainda mais satisfatórios, continuaremos a detalhar o case da loopday em uma próxima postagem. Explicaremos a aplicação das estratégias em SEO com mais detalhes, não perca e até a próxima.

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