Skip to main content
Marketing Digital

Aprenda a calcular o ROI das ações de marketing digital

By Junho 26, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

Uma das maiores dúvidas das empresas na hora de investir em marketing digital, e lançar sua marca ou um produto nas redes sociais, é entender quanto de ROI terá de retorno. Calma, você deve estar se perguntando, o que é ROI? ROI é a sigla para Return on Investment, traduzido Retorno sobre Investimento. O ROI serve como medida de avaliação do desempenho de um determinado investimento.

É ultilizado para calcular a relação do custo de campanhas digitais, indicando o valor ganho por sua empresa em relação ao custo de uma determinada ação publicitária. Para a realização desta avaliação é necessário subtrair a despesa com marketing digital e dividir o resultado pelo total dos custos com publicidade.

Parece complicado, mas esta equação do ROI é muito simples: ROI = Lucro Líquido ÷ Investimentos. Na conta deve ser incluido todos os itens da campanha de marketing digital, como e-commerce, links patrocinados, e-mail marketing, mídias sociais etc. Este valor deve ser subtraído pelos custos e, em seguida, dividido pelo valor investido na ação.

Porém, existem situações que o objetivo da campanha não é trazer retorno financeiro . Neste caso, o que deve ser avaliado são os indicadores, como acessos, retweets, compartilhamentos, comentários, likes, seguidores etc. Sendo que, o que mais vale geralmente é o acesso e o público. Então, deve ser feita a seguinte equação: ROI = (3x + y) ÷ z, onde x é o valor dos indicadores mais importantes para o cliente (acessos ao site, seguidores, amigos), y é o valor dos indicadores menos relevantes (likes e RTs) e o z é o valor do investimento.

É preciso ter cuidado na hora de avaliar o que é relevante ou não, mas isso deve ser feito pela própria empresa, já que é uma questão particular de cada marca ou campanha. Também é interessante classificar o ROI por redes, por exemplo, ROI do Twitter, ROI do Facebook, ROI do YouTube.

A partir desta avaliação é possível ver o resultado das suas campanhas em números, além de facilitar a definição de conteúdo e investimento aplicado em cada rede, pois, por meio do ROI é possível diferenciar as campanhas, e entender quais estão trazendo melhores resultado e quais não.

Encontrei um vídeo bem bacana no Youtube sobre o assunto, está em inglês, mas explica perfeitamente como o ROI é importante para o desenvolvimento estratégicos de campanhas digitais!

Jésika Bassanezi, 26, é bacharel em comunicação social, com enfâse em Jornalismo. Atualmente, mora em Malta e escreve semanalmente para o Score Media. No Twitter @JesikaBassanezi.

Confira mais posts sobre Marketing Digital e Mídias Sociais aqui!

Leave a Reply