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Marketing Digital

Como fazer com que o e-mail marketing chegue ao seu destino

By Novembro 22, 2012Fevereiro 24th, 2023No Comments

O maior desafio para quem opta por utilizar o e-mail marketing como canal de comunicação com seu público alvo é fazer com que o e-mail entre na caixa de entrada do destinatário.

Tarefa que não é nada fácil, já que cada vez mais filtros barram a entrada de e-mails e acabam despejando materiais, principalmente publicitários, diretamente na lixeira. Fazer com que o e-mail marketing não seja classificado como spam é a principal questão a ser trabalhada pelos profissionais de marketing digital.

Não existe, no entanto, uma fórmula 100% garantida de que a peça chegará sã e salva ao seu destino final, ou seja, é preciso estudar o perfil de cada usuário e fazer uma lista bastante precisa de pessoas que devem receber a mensagem.

Basicamente, cada provedor de e-mail contém seus próprios filtros que agem com base no perfil de cada usuário, decidindo o que é ou não importante para o usuário. Quando o usuário deixa de abrir e-mails de um certo remetente, o provedor pode classificar todos os e-mails deste determinado endereço como irrelevantes para o usuário, direcionando as mensagens direto para a caixa de Spam.

 

Recentemente, uma pesquisa da Return Path, empresa líder mundial de monitoramento de e-mails, apontou que desde o segundo semestre de 2011 a taxa de entrega dos e-mails vem diminuindo drasticamente, ou seja, algumas mensagens nem sequer chegam aos provedores.

Mundialmente falando, o estudo apontou que cerca de 75% dos e-mails publicitários chegam na Inbox (caixa de entrada), 8% vão para o Lixo Eletrônico (caixa de spam) e 15,1% dos e-mails ficam “perdidos”, sem chegar a um destino. No Brasil, os resultados são mais preocupantes para os profissionais de marketing digital: aproximadamente 65% dos e-mails comerciais são entregues na Inbox, 22,4% vão para o Lixo e 13% são perdidos.

O ideal é sempre usar programas de monitoramento confiáveis para ver se houve entrega da mensagem, bem como se gerou algum interesse do usuário que a recebeu. Outra dica importante é para manter o conteúdo do e-mail marketing interessante para o público alvo, tratar de assuntos que envolvem os usuários e estudar o que de fato gera engajamento é importante para direcionar corretamente a estratégia de marketing.

Se o conteúdo for interessante e o usuário abrir a mensagem, o provedor tende a classificar o remetente como confiável e os próximos e-mails serão direcionados para a caixa de entrada e, consequentemente, podem gerar mais resultados. Também é preciso fazer um monitoramento de feedback com cada usuário, pois não é aconselhável fazer ações de e-mail marketing com quem não concorda em recebê-los, assim é possível evitar que o usuário marque sua mensagem como spam e seu endereço seja sempre rejeitado pelo provedor.

Para fazer download da pesquisa, acesse http://landing.returnpath.com/globaldeliverability2h11

Mariana Lima é recém-formada em Jornalismo, atua como analista de mídias sociais e contribui semanalmente para o Score Media.

Confira mais dicas sobre E-mail Marketing aqui!

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