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Marketing Digital

A Busca Social do Facebook (Search Graph) – O que muda para as marcas?

By Janeiro 24, 2013Fevereiro 24th, 2023No Comments

Não é segredo para ninguém que as redes sociais são um dos canais mais acessados da internet atualmente. O Facebook e o Twitter, por exemplo, absorvem hoje cerca de 70% do tempo dos internautas brasileiros, segundo uma consultoria americana que pesquisa audiência na internet.

Com o aumento das vendas de Tablets, smartphones e dispositivos que possuem acesso remoto à internet, as redes sociais vem gerando cada vez mais tráfego de usuários e mais pessoas as buscam para interagir com outras pessoas e marcas. Quanto mais usuários conectados, mais marcas interessadas em se posicionar e aparecer nas redes, certo?

O Facebook é uma das redes sociais que vem aprimorando seus recursos para uso positivo de marcas, publicidade e também para seus usuários. Na semana passada, o CEO da rede social, Mark Zuckerberg, anunciou uma nova ferramenta de pesquisa para o Facebook que pode ajudar e muito na utilização da rede pelas marcas.

 

A chamada “Busca Social” oferece resultados baseados em buscas inteligentes. Com os dados que a nova ferramenta de busca pode fornecer, especialistas acreditam no poder da plataforma para elaborar estudos de mercado e estratégias de marketing para marcas, produtos e serviços.

A base de dados que o Facebook possui de cada usuário é incrivelmente grande, e as informações, que são colocadas disponíveis ao público pelo próprio usuário, pode valer ouro para as marcas atingirem em cheio seu público-alvo. Com a nova busca é possível encontrar interesses dos usuários e assuntos compatíveis entre um determinado grupo de amigos, além de fotos, localizações e conexões que o usuário compartilha dentro da rede.

A Busca Social utiliza filtros para perguntas que qualquer usuário pode fazer como “amigos que gostam de cinema” ou até mais específico como “amigos que gostam de Star Wars”. As conexões podem ser procuradas de diversas formas, uma delas é digitando na ferramenta de busca a pesquisa “amigos de amigos que chamam João e moram em São Paulo”.

O CEO prometeu respeitar as configurações de privacidade de cada usuário, ou seja, só é permitido a visualização que um usuário autorizou previamente. Mas de qualquer forma, essas informações podem valer muito mais para as marcas, se souberem aproveitá-las, claro. Se a nova busca realmente for eficiente é possível mapear interesses baseados em conexões de pessoas, locais, gênero, idade, tudo!

A rede social está disponibilizando as novas configurações aos poucos para os usuários testarem, e logo logo, como garantiu Zuckerberg, todos poderão experimentá-la. Portanto, fiquem atentos e lembrem-se que a ferramenta pode ser muito poderosa, se for bem utilizada!

Mariana Lima é recém-formada em Jornalismo, atua como analista de mídias sociais e contribui semanalmente para o Score Media.

 

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